Audiologia

O que é Audiologia?



A Audiologia é uma das onze especialidades que hoje são reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Os audiologistas são especialistas que podem ajudar a prevenir, diagnosticar e tratar distúrbios auditivos e de equilíbrio em pessoas de todas as idades. Prestam serviços profissionais e personalizados para melhorar o envolvimento das pessoas em atividades importantes de seu cotidiano e também melhorar a sua qualidade de vida.

O escopo da audiologia é aplicável a uma série de transtornos. Os distúrbios podem estar presentes em bebês, crianças, adultos ou idosos. Uma variedade de terapias e dispositivos estão disponíveis para tratar os problemas audiológicos e adaptação de próteses auditivas é um deles.

O que faz um audiologista?


Uma das principais maneiras de reabilitar uma pessoa com perda auditiva é através do uso de aparelhos auditivos. Diferentes tipos de próteses auditivas estão disponíveis no mercado e é de responsabilidade do audiologista encontrar a solução perfeita para o seu problema.

Após o diagnóstico inicial e a indicação do uso de próteses auditivas feita pelo médico otorrinolaringologista, o audiologista fará a seleção e adaptação das próteses auditivas mais adequadas para cada caso e depois fará o acompanhamento e manutenção de toda a adaptação. Ele também aconselhará o paciente e seus familiares sobre todo o processo que envolve a adaptação e as possíveis dificuldades que eles possam encontrar. As consultas de acompanhamento com seu audiologista permitirão que acompanhe seu progresso auditivo e altere seus planos de reabilitação caso seja necessário.

Uma série de fatores pode influenciar no sucesso ou insucesso da adaptação de próteses auditivas. Para garantir que todas as providencias para que você tenha o sucesso na adaptação das suas próteses auditivas foram tomadas, você precisa de um profissional experiente na área, que te oriente desde a escolha da marca dos seus aparelhos auditivos, do modelo mais adequado para o seu caso, da melhor forma de adaptação, da melhor forma de avaliação de desempenho até o acompanhamento personalizado.


Gostaria de conversar com um especialista!

Quando devo procurar um audiologista?


Se você tem um problema de audição e já possui uma indicação médica para o uso de próteses auditivas, se tem problemas associados à sua perda auditiva que levam ao isolamento, dificuldades de convivência familiar, dificuldades escolares; se passa por situações constrangedoras em ambientes de trabalho ou ambientes sociais, talvez você queira e precise consultar um audiologista.

Se você já tentou usar um aparelho auditivo e não conseguiu se adaptar, talvez o aparelho selecionado não tenha sido a melhor escolha para o seu caso, ou talvez a forma de adaptação não tenha sido a mais adequada para você. Você merece uma nova chance!

Agendar uma consulta